domingo, 10 de abril de 2011

Bibliotecas interessantes 2

Ok queridos, já estava na hora. Mais uma biblioteca interessante.

É a Biblioteca Viva:

Ela empresta ... pessoas. Sim, pessoas como eu e vocês. Na realidade, se trata de um projeto de uma ONG: Stop the Violence. —No ano de 2000, eles organizaram algumas atividades para o Roskild Festival. —O evento focalizava o combate à violência, através da troca de experiências entre visitantes do festival. Nascia a Human Library.

O empréstimo é de 30 minutos e neste tempo você pode conversar com algum dos Living Books. Você pode consultar um catálogo onde as pessoas são organizadas por títulos: homossexual, budista, judeu, etc. Depois de decidir com quem você quer conversar, é só aproveitar o tempo disponível para tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o "livro" escolhido.

Qualquer pessoa que represente um estereótipo pode se tornar um Living Book. Desta forma, um brasileiro pode solicitar o "empréstimo" de um muçulmano. Um católico e um budista podem trocar experiências.

A iniciativa propicia o encontro e a troca de experiências entre representantes de grupos que tradicionalmente estão em conflito e tem uma função essencial: valorização da diversidade e combate ao preconceito.

No site oficial da Human Library você encontra informações sobre os locais que estão realizando as edições mais recentes do evento, além do histórico e informações pertinentes para que qualquer um entenda a dinâmica da iniciativa.

Ah, e já teve uma edição no Brasil, na PUC do Rio de Janeiro, em 2009. Os interessados em se tornar Living Books passavam por uma entrevista.

É isso aí, espero que gostem!!!!

4 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar nela! Mt legal o projeto!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Eu descobri em uma aula da Eliane Moro com a Lizandra!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou!!! Quando ouvi falar desta prática me apaixonei pela idéia e divulgo sempre que posso!

    Abraço!

    ResponderExcluir