Índice Alfabético de Assunto

Amazônia

RIECHEL, Aldrey; CALIXTO, Bruno; IERVOLINO, Thais. Amazônia. http://www.amazonia.org.br/

Site elaborado como parte de um projeto de políticas públicas na Amazônia realizado pela Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, uma organização da sociedade civil de interesse público. Desde 2003 recebe auxílio do Ministério do Meio Ambiente para atualização do banco de dados. Assim é um site especializado em documentação legal sobre a Amazônia e Meio Ambiente, notícias, indicação de blogs de ambientalistas, antropólogos, etc., material audiovisual, políticas públicas. O site ainda oferece alternativa de língua para o inglês.


INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA. Imazon: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. http://www.imazon.org.br/novo2008/index.php

Site do Instituito Imazon, sociedade sem fins lucrativos que visa promoção do desenvolvimento sustentável e  apóia a formulação de políticas públicas e disseminação de informações. Já publicou mais de 120 artigos em revistas científicas internacionais ou capítulos de livro. O site apresenta os programas da organização, publicações (artigos, capítulos de livros, livros, anais de congressos etc.) sobre os temas relacionados, mapas, powerpoints de palestras, indicação de eventos.


Biblioteconomia


VIANA, Michelângelo Mazzardo Marques. Sobre Sites - Biblioteconomia. http://www.sobresites.com/biblioteconomia/index.htm

Na parte do site "Sobre sites" reservado à biblioteconomia, o editor Michelângelo Mazzardo Marques Viana indica diferentes sites nacionais e internacionais relacionados a vários aspectos da área: gestão, automação, instituições, entidades de classe eventos etc. 


CENTRO UNIVERSITARIO DE INVESTIGACIONES BIBLIOTECOLÓGICAS. CUIB - UNAM. http://cuib.unam.mx/opLibros.html


No site do CUIB pode-se ter contato com os pesquisadores através de seus e-mails, aos projetos de pesquisas individuais e coletivos. Mas o mais interessante no site é o fato dele proporcionar o acesso a livros da área de biblioteconomia para leitura e download. A busca por livros pode ser realizada por ano, através de uma lista de autores, título e séries.


Biodiversidade


RIO GRANDE DO SUL. Biodiversidade RS. Projeto Biodiversidade. http://www.biodiversidade.rs.gov.br/

Site do governo estadual que visa difundir informações sobre o projeto e a temática da biodiversidade para o desenvolvimento regional. Este site fornece informações sobre o projeto, sobre a biodiversidade no Rio Grande do Sul, pontos críticos, estudos de caso, projetos relacionados, glossário da área, legislação, links internacionais, governamentais e não-governamentais, mapas, trabalhos técnicos, de fácil entendimento.


WWF-BRASIL. WWF – Brasil. http://www.wwf.org.br/

Site da WWF-Brasil, organização não-governamental criada em 1996 e que integra a Rede WWF, maior rede independente mundial em prol da conservação da natureza. Esta Rede já atua em mais de 100 países e conta com mais de 5 milhões de pessoas entre associados e voluntários. O site disponibiliza informações sobre biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, etc, notícias, informações sobre projetos.


Biologia marinha


BRASIL. Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar. Amigos do mar. http://www.souamigodomar.com.br/

Site desenvolvido pelo Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas mais bem sucedidas em conservação marinha, inclusive por envolver a comunidade costeira. Este site é voltado para o público infantil e oferece bancos de imagens, vídeos, dicas e jogos sobre biologia marinha e tartarugas marinhas.


BRASIL. Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar. Projeto Tamar. http://www.tamar.com.br/index.php

Site desenvolvido pelo Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas mais bem sucedidas em conservação marinha, inclusive por envolver a comunidade costeira. Site especializado em tartarugas marinhas, traz informações sobre características, espécies, comportamentos, legislação. Indica sites de organizações voltadas à Biologia Marinha e às tartarugas marinhas, possui banco de imagens, notícias, publicações atualizadas, etc.


Coleta seletiva


BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério das Cidades. Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. Coleta seletiva solidária. http://www.coletasolidaria.gov.br/

Site oficial da coleta seletiva solidária (instituída através de Decreto Presidencial, em 2006) onde mostra as legislações que regem o assunto, materiais de apoio, decretos, entidades apoiadoras, eventos, notícias, reunindo também sites organizacionais relacionados com a temática da coleta de resíduos e com o meio ambiente. Tem a possibilidade de outras opções de acessibilidade.


Direitos humanos


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO.  http://www.unesco.org/pt/brasilia

Site da UNESCO, instituição criada em 1945 (logo após o fim da 2ª Guerra Mundial) com a finalidade de discutir as possibilidades de  instituir uma verdadeira cultura de paz. A UNESCO tem seu enfoque na Educação , Ciência e Cultura. O site apresenta temas especiais sobre prevenção da violência entre jovens, educação para o desenvolvimento sustentável e outros. Links de Ciências Humanas e Sociais onde trata dos desafios e estratégias nesta área, direito à educação no Brasil e desafios e estratégias em cultura no Brasil. Indicação de bibliografias e material para download.


Educação


BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/

É um site do governo federal, o que dá credibilidade às informações que apresenta. Reúne as diretrizes, programas e sites das secretarias de educação, além de informação para professores, alunos e pais. Informações sobre o governo, ações, possibilidades de pesquisa nas universidades e institutos. Nas páginas referentes a cada secretaria, encontram-se por vezes publicações, incluindo algumas que estão esgotadas.


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. UNESCO.  http://www.unesco.org/pt/brasilia

Site da UNESCO, instituição criada em 1945 (logo após o fim da 2ª Guerra Mundial) com a finalidade de discutir as possibilidades de  instituir uma verdadeira cultura de paz. A UNESCO tem seu enfoque na Educação , Ciência e Cultura. O site apresenta temas especiais sobre prevenção da violência entre jovens, educação para o desenvolvimento sustentável e outros. Links de Ciências Humanas e Sociais onde trata dos desafios e estratégias nesta área, direito à educação no Brasil e desafios e estratégias em cultura no Brasil. Indicação de bibliografias e material para download.


Educação ambiental


ASSOCIAÇÃO PROJETO APOEMA - Educação Ambiental. Projeto Apoema. http://www.apoema.com.br/

Projeto que há mais de quinze anos propõe a incorporação da Educação Ambiental na rotina escolar nas séries iniciais da Educação Básica. O projeto conta com mais de 800 participantes e é responsável pela revista eletrônica Educação Ambiental em Ação. Neste site não encontramos nenhum ponto negativo, é muito bem estruturado. Fornece descrição do projeto, indicações de livros da área, indica a lei que dispõe sobre a educação ambiental, textos e artigos sobre o meio ambiente, jogos, vídeos, álbuns de fotos, palestras, relatos de oficinas, educação infantil, receitas, links verdes e muito mais.


ASSOCIAÇÃO PROJETO APOEMA - Educação Ambiental. Projeto Apoema. http://projetoapoema.blogspot.com/

Projeto que há mais de quinze anos propõe a incorporação da Educação Ambiental na rotina escolar nas séries iniciais da Educação Básica. O projeto conta com mais de 800 participantes e é responsável pela revista eletrônica Educação Ambiental em Ação. O blog é atualizado praticamente todos os dias, indica sites relacionados, possibilidade de escolha de idioma, vídeos e matérias interessantes. Um ponto negativo foi visualização em parte do site com cores não favoráveis.


Educação inclusiva


FRANK, Ana Carolina Praxedes. Blog da Ana Carolina: pedagoga surda. http://anacarolinafrank.blogspot.com/

Blog da pedagoga Ana Carolina, autora de materiais de jogos pedagógicos em LIBRAS,  pós-graduada em LIBRAS e Educação Especial. O blog é muito interessante, atualizado, bem escrito. Trata da educação especial para pessoas surdas. Inclui postagens sobre  LIBRAS, livros infantis,  palestras, oficinas e ainda  um pouco sobre outras necessidades especiais como cegueira, etc. É, porém , poluído com muitos anúncios. Apesar de serem anúncios pertinentes ao assunto do blog atrapalham um pouco a visualização.


Educação infantil


GRUPO VIRTUOUS TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Só pedagogia. http://www.pedagogia.com.br/

O site faz parte da rede educacional do Grupo Virtuous, que disponibiliza sites com conteúdos gratuitos e de livre acesso à comunidade. Disponibiliza artigos pedagógicos, glossários pedagógicos, atividades por níveis e por disciplina. Para utilizá-lo é necessário fazer uma inscrição gratuita e através de login e senha poder navegar no site. Possui sites da rede sobre matemática, biologia, português e outras disciplinas, indica livros didáticos e disponibiliza informações de atualizações do site por e-mail.


SANTOS, Gládis Leal dos. Oficina da educação. http://of2edu.blogspot.com/

Site da professora Gládis, especialista em mídias na Educação pela UFRG  e Supervisora de Tecnologias na Educação da Secretaria Municipal de Educação de Joinville, SC. Site acessível, com dicas interessantes para professores. Busca por assuntos como acordo ortográficos, audiolivros, cinema. Tem acesso a links onde crianças podem aprender as horas, laboratórios virtuais de matemática e outras atividades on line.


Efeito de estufa


JORNAL INFORMATIVO DIÁRIO AMBIENTEBRASIL. Ambiente Brasil. http://ambientes.ambientebrasil.com.br/

É parte do portal AmbienteBrasil, focado em Meio Ambiente. O Jornal é  elaborado em edições diárias, com notícias sobre o meio ambiente, com foco no Brasil. O site é bem explicativo, traz artigos, fóruns de discussões, legislação, notícias importantes e atualidades referentes a vários assuntos sobre o meio ambiente, com possibilidade de interação através das tags.


Energia elétrica


ECOLOGIA E AÇÃO. Ecoa. http://www.riosvivos.org.br/index.php

Site da ECOA, criada em 1989, em Campo Grande, MS por um grupo de pesquisadores de diversas áreas profissionais. Associa investigação científica e ação política envolvendo comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e não-governamentais. Site focado na conservação ambiental, com interesse especial no Pantanal, recursos energéticos, possui diversas informações sobre estes assuntos, disponibilizando documentos para download e indicação de eventos.


Fotografia


RIBEIRO, Carlos et al. Vivendo Porto Alegre. http://vivendoportoalegre.blogspot.com/  (novo)

Apresenta a cidade de Porto Alegre através de fotografias e pequenos artigos. Reúne autores de diversos países, mas iniciou como um trabalho para uma disciplina do Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Apresenta diversos temas com url própria para possibilitar o acompanhamento das atualizações.


Gestão do ambiente


GRUPO DE PESQUISAS EM GESTÃO AMBIENTAL. Portal gestão ambiental. http://www.portalga.ea.ufrgs.br/index.htm

Site desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Gestão Ambiental, formado por doutores, mestres, graduados além de doutorandos, mestrandos, bolsistas e pesquisadores voluntários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O site apresenta bibliografia sobre assuntos como: gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, gerenciamento de resíduos sólidos, turismo sustentável etc. Esta bibliografia se compõe de artigos, monografias etc.


Legislação de ambiente


RIECHEL, Aldrey; CALIXTO, Bruno; IERVOLINO, Thais. Amazônia. http://www.amazonia.org.br/

Site elaborado como parte de um projeto de políticas públicas na Amazônia realizado pela Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, uma organização da sociedade civil de interesse público. Desde 2003 recebe auxílio do Ministério do Meio Ambiente para atualização do banco de dados. Assim é um site especializado em documentação legal sobre a Amazônia e Meio Ambiente, notícias, indicação de blogs de ambientalistas, antropólogos, etc., material audiovisual, políticas públicas. O site ainda oferece alternativa de língua para o inglês.


Legislação (Educação)


BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br

É um site do governo federal, o que dá credibilidade às informações que apresenta. Reúne as diretrizes, programas e sites das secretarias de educação, além de informação para professores, alunos e pais. Informações sobre o governo, ações, possibilidades de pesquisa nas universidades e institutos. Nas páginas referentes a cada secretaria, encontram-se por vezes publicações, incluindo algumas que estão esgotadas.


Língua Brasileira de Sinais


ASSOCIAÇÃO DO JOVEM APRENDIZ. Língua brasileira de sinais.
http://www.libras.org.br/

Site desenvolvido pela Associação do Jovem Aprendiz, organização sem fins lucrativos, que há mais de 10 anos promove ações para a inclusão de pessoas surdas para o ensino e divulgação de LIBRAS.  Selecionada nacionalmente para receber o Prêmio Paulo Freire de Educação Profissional em  1998. O Portal de Libras é destinado a comunidade surda, familiares, profissionais e pessoas interessadas em aprender e divulgar a Língua Brasileira de Sinais - Libras e os direitos das pessoas surdas.


FRANK, Ana Carolina Praxedes. Blog da Ana Carolina: pedagoga surda. http://anacarolinafrank.blogspot.com/

Blog da pedagoga Ana Carolina, autora de materiais de jogos pedagógicos em LIBRAS,  pós-graduada em LIBRAS e Educação Especial. O blog é muito interessante, atualizado, bem escrito. Trata da educação especial para pessoas surdas. Inclui postagens sobre  LIBRAS, livros infantis,  palestras, oficinas e ainda  um pouco sobre outras necessidades especiais como cegueira, etc. É, porém , poluído com muitos anúncios. Apesar de serem anúncios pertinentes ao assunto do blog atrapalham um pouco a visualização.


Literatura infantil


BIBLIOTECA LUCÍLIA MINSSEN. BLMRS. http://blmrs.blogspot.com


Site muito interessante, onde a biblioteca faz a divulgação da sua programação, dá informações para agendamento de visitas para hora-do-conto à brinquedoteca. Recentemente, foram incluídos três índices, assim como neste blog. As responsáveis foram duas alunas do curso de Biblioteconomia da UFRGS, junto comigo. Nestes índices, elas indicaram sites de autores infanto-juvenis que fossem referência na área.  Muito interessante.


Meio ambiente


INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA. Imazon: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. http://www.imazon.org.br/novo2008/index.php

Site do Instituito Imazon, sociedade sem fins lucrativos que visa promoção do desenvolvimento sustentável e  apóia a formulação de políticas públicas e disseminação de informações. Já publicou mais de 120 artigos em revistas científicas internacionais ou capítulos de livro. O site apresenta os programas da organização, publicações (artigos, capítulos de livros, livros, anais de congressos etc.) sobre os temas relacionados, mapas, powerpoints de palestras, indicação de eventos.


JORNAL INFORMATIVO DIÁRIO AMBIENTEBRASIL. Ambiente Brasil. http://blog.ambientebrasil.com.br/

É parte do portal AmbienteBrasil, focado em Meio Ambiente. O Jornal é  elaborado em edições diárias, com notícias sobre o meio ambiente, com foco no Brasil. Seu blog é bem atualizado, com assuntos pertinentes e interessantes, de fácil entendimento, informa últimas notícias do mundo na área, links para fóruns e eventos e de um modo geral bem escrito.


Obras raras 


RODRIGUES, Márcia Carvalho. Tesouro bibliográfico. http://tesourobibliografico.wordpress.com/

Blog focado em obras raras, apresenta sites, catálogos, eventos, dicas e curiosidades, publicações (artigos, livros, periódicos e trabalhos acadêmicos). A autora é Márcia Carvalho Rodrigues, bibliotecária pela Furg, e especialista em Gestão da Informação Estratégica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). 


Sustentabilidade


ECOLOGIA E AÇÃO. Ecoa. http://www.riosvivos.org.br/index.php

Site da ECOA, criada em 1989, em Campo Grande, MS por um grupo de pesquisadores de diversas áreas profissionais. Associa investigação científica e ação política envolvendo comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e não-governamentais. Site focado na conservação ambiental, com interesse especial no Pantanal, recursos energéticos, possui diversas informações sobre estes assuntos, disponibilizando documentos para download e indicação de eventos.


GREENPEACE. Greenpeace Brasil. http://www.greenpeace.org/brasil/pt/


Organização existente no Brasil desde a década de 1990, faz parte da rede mundial Greenpeace,  que se compromete em levar a realidade e os desafios ambientais para a agenda nacional e internacional. O site fornece notícias sobre transgênicos, Amazônia, energia, oceanos e etc. Apresenta vídeos, imagens e publicações.


Porto Alegre (cidade)



RIBEIRO, Carlos et al. Vivendo Porto Alegre. http://vivendoportoalegre.blogspot.com/ (novo)

Apresenta a cidade de Porto Alegre através de fotografias e pequenos artigos. Reúne autores de diversos países, mas iniciou como um trabalho para uma disciplina do Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Apresenta diversos temas com url própria para possibilitar o acompanhamento das atualizações.



Tartarugas marinhas


BRASIL. Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar. Amigos do mar. http://www.souamigodomar.com.br/

Site desenvolvido pelo Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas mais bem sucedidas em conservação marinha, inclusive por envolver a comunidade costeira. Este site é voltado para o público infantil e oferece bancos de imagens, vídeos, dicas e jogos sobre biologia marinha e tartarugas marinhas.

BRASIL. Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar. Projeto Tamar. http://www.tamar.com.br/index.php

Site desenvolvido pelo Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das iniciativas mais bem sucedidas em conservação marinha, inclusive por envolver a comunidade costeira. Site especializado em tartarugas marinhas, traz informações sobre características, espécies, comportamentos, legislação. Indica sites de organizações voltadas à Biologia Marinha e às tartarugas marinhas, possui banco de imagens, notícias, publicações atualizadas, etc.