sábado, 19 de março de 2011

CMap Tools

Gente, acho que a vida de quem vai para a faculdade não é nada sem a ajuda dos colegas. Sério. Sem eles a nossa vida seria muito mais difícil do que já é. Como saberíamos o nível de exigência de certos professores? Como poderíamos ter ajuda em trabalhos que muitas vezes parecem impossíveis?? Yes, através da ajuda dos nossos queridos colegas.

Assim, estou fazendo minha boa ação da semana e disponibilizando um vídeo que foi (muito) utilizado para fazer o mapa conceitual do tesauro de jornalismo investigativo que eu e uma colega (Angela) elaboramos no ano passado. O vídeo é muito claro e acima de tudo, útil.




Não tive dificuldade de usar o programa, mas sim para fazer o download. Não sei se era problema de memória ou incapacidade minha (por favor, não respondam :P). Outro problema era que nós tínhamos que usar sempre o mesmo computador para editar o mapa, não podíamos salvá-lo no pen-drive (só em JPEG). Então era preciso sentar uma tarde inteira e fazer tudo de uma vez.

Claro que quem tem mais experiência com essa ferramenta do que eu deve ter uma alternativa....


Confiram o tutorial e experimentem. Se vocês perguntassem para a Angela, ela diria como eu fiquei viciada no CMap depois que comecei a usá-lo. Não, não fico fazendo mapas inúteis só para utilizá-lo, mas quando estava fazendo o tesauro, foi a parte mais divertida!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário