sábado, 17 de abril de 2010

Banco de imagens

     Como ilustrar um blog? Sair por aí tirando fotos e depois ter todo o trabalho de passar para o computador e colocar no blog? Porque não ir a um banco de imagens e selecionar uma que tenha a ver com o tema do seu blog? Bancos de imagens são justamente isso: lugares na web onde fotografias estão disponíveis. Essas fotografias podem ser sobre tudo ou sobre um assunto específico, pagos ou gratuítos.
     Assim, no entender de Jesús Muñoz Castaño os bancos de imagens:

En esencia, se trata de colecciones
que han sido digitalizadas y que,
gracias a la utilización
de motores de búsqueda basados principalmente
en el empleo de palabras clave o descriptores, es posible
consultarlas
para su evaluación y adquisición


     Na maioria das vezes, pensamos que as nossas atividades tem um determinado raio de atuação. Outras, queremos abraçar o mundo, pensando que podemos atuar em todas as áreas. O meio termo, pensar que, aos poucos podemos reinventar nossa profissão e adaptar as práticas "biblioteconômicas" a outras áreas pode se revelar muito reconfortante. Na área médica, por exemplo.
     O uso de bancos de imagens para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, além de organizar imagens dispersas em acervos particulares. Essa foi a constatação dos autores de um artigo publicado pela revista Ciência da Informação, onde foi construido um banco de dados que fosse fonte de imagens para alunos e pesquisadores. Neste banco de dados é possível pesquisar imagens em uma parte pública e colaborar com a alimentação da base. O colaborador tem acesso a uma parte restrita do banco de dados onde insere a imagem junto com as informações laboratoriais e referentes ao exame. Essas informações serão utilizadas na indexação e assim será possível a recuperação. (CARRARE...et al, 2006).
     Enfim, usando os bancos de dados para ilustrar blogs ou para armazenar imagens de exames na área médica, pode-se vislumbrar um excelente campo de trabalho para os bibliotecários, já que o processo de indexação de imagens está presente nos dois casos. Obviamente, muitos de nós temos resistência em enxergar esse nicho do mercado. Por desconfiança, desconhecimento e comodismo (e não me excluo, tanto que estou aprendendo mais sobre o uso dessas tecnologias como forma de vencer essa minha resistência)os profissionais renegam esse espaço que podemos reclamar como também nosso. Fica a dica de mercado para todos os bibliotecários.


Referências:

CARRARE, Ana Paula et al . Uma proposta para gerenciamento e preservação de imagens em medicina na EPM/Unifesp. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, dez. 2006 . Disponível em . acessos em 17 abr. 2010. doi: 10.1590/S0100-19652006000300019.


MUÑOZ CASTAÑO, Jesús E. Bancos de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de la
información
, v. 10, n. 3, mar. 2001, p. 4-18. Disponível em: Acesso em: 9 abr. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário