sábado, 10 de abril de 2010

Uma imagem vale mais do que...

        Na semana acadêmica do ano passado tivemos uma das palestras mais interessantes na minha opinião: uma moça que estagiava em um instituto público (não lembro exatamente da onde), mas o que surpreendeu foi o trabalho que ela desenpenhou lá. Depois que chegou lá, descobriu milhares de fotografias em caixas. Começou então um trabalho árduo onde deixou as fotos melhor condicionadas , armazenadas e indexadas. Além disso, começou um trabalho de pesquisa, tentando identificar as pessoas presentes nas fotos. Foi muito interessante, pois ela teve que estudar sobre condicionamento de fotografias, indexação de imagens etc. Na parte de identificação das pessoas, ela contava com um senhor que ajudava, já que as fotografias eram referentes a personagens da instituição e que ele havia conhecido. Este trabalho foi durante um ano e meio e não estava concluído na época da apresentação.
        Essa palestra mostrou uma das ligações entre a fotografia (geralmente associada à Comunicação, Publicidade e Arte) e a Biblioteconomia. No que diz respeito à indexação de imagens, nos deparamos com uma complexidade, já que dependendo do olhar que o indexador tem em relação à foto, ele pode atribuir os mais diferentes decritores. Ao pesquisar sobre indexação de imagens encontrei um artigo, disponível no link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000200005&lang=pt sobre a indexação na área da saúde, onde as imagens estão cada vez mais difundidas (imagens do interior do corpo humano, ecografias, radiografias , etc), como auxílio na determinação do diagnóstico e a recuperação deve ser precisa. Em vários eventos nos últimos anos, o tema "indexação de imagens" tem sido contemplado.



Fonte consultada:

PINTO, Virginia Bentes. Indexação morfossemântica de imagens no contexto da saúde visando à recuperação de informações. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, jun. 2008 . Disponível em:. Acesso em: 15 maio 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário