sábado, 3 de abril de 2010

Avaliação de Blogs - Conclusão

    Com os dados que o questionário levantou, algumas considerações se fazem necessárias:

    Primeira: É muito difícil avaliar blogs e determinar um que seja considerado um parâmetro. Mesmo com dados que sirvam de base, em alguns aspectos cada um deles foi superior, e em um mundo ideal, eu indicaria uma mescla dos três para daí construir um blog "perfeito".

    Segunda: MAAAAAS...como temos que eleger um parâmetro, eu escolhi o Museu do Cinema como modelo. Ele possui um layout agradável, o autor explora o assunto tratado, muitas vezes dedicando vários posts (como no caso da série sobre filmes noir). Embora ela não explique em lugar nenhum os objetivos do blog, estes ficam explícitos no título, que invlusive (como já falei antes) transmite a idéia de que ele não irá tratar apenas de lançamentos, ma também de clássicos do cinema mundial. Ele possui um bom relacionamento com seus "leitores", que interagem de forma significativa em alguns posts (com direito a réplicas e tréplicas de ambas as partes). Não possui erros no escrever (pelo menos não erros percebidos),enfim, dentre os blogs visitados foi o considerado mais completo. Obviamente possuía pontos negativos, como a falta de identificação do autor, que tinha seu perfil indisponível. Mesmo assim, alguns dos autores de comentários o tratavam pelo nome, então havia um canal de comunicação alternativo.

    O Blog do Professor Hamilton teve pontos fortes como, a praticidade da placa superior com um menu de grandes áreas de interesse o blog. Muitos recursos nas barras laterais e a hiper organização. Isso sem falar dos posts explicativos, onde abordava assuntos difíceis (as NOOOOOOOORMAS...., entre outros)de forma acessível e com exemplos, inclusive. Mas o layout preto e a navegação difícel (demorava para carregar) não favoreceram.

    Já com relação ao último blog analiado, o Bibliotecas Escolares, embora tenha um layout atraente e tenha muito conteúdo, uma vez que disponibiliza vídeos de apresentações internacionais em congressos, etc., na área de biblioteconomia, é um tanto gélido. Não há muitos comentários contextualizando os vídeos, um visitante ocasional (eu, neste caso) se sente meio perdido. Não há interação entre os coordenadores do blog e o público (pelo menos nos posts avaliados).

    Enfim, visitem os blogs citados, façam suas análises, tirem suas conclusões e depois me contem como foi!!!!

Um comentário:

  1. Concordo quando colocas que é muito difícil de avaliar blogs. É justamente esta desformalização da interface destes veículos de informação que fica difícil formular critérios.

    ResponderExcluir