segunda-feira, 22 de março de 2010

Educação (Parte 2)

         Ainda tendo em mente o blog com essa faceta educacional, vale destacar uma iniciativa que encontrei quase por acaso na minha pesquisa para esta série de posts: um estudo realizado no ano passado (2009) sobre a identidade, memórias de professores ouvistes e surdos no contexto da educação de surdos e nas histórias de vida de cada um. Neste estudo o papel do blog se metamorfoseou durante o processo:


Nossa intenção inicial ao criarmos o blog era a de utilizarmos esse espaço como ferramenta de divulgaçaõ do curso, para anunciar, compartilhar as informações referentes à inscrição e aos temas que seriam abordados nos encontros e para postas os textos a serem lidos previamente pelo grupo. Porém, esse espaço virtual se tornou, a partir do pimeiro encontro, um espaço de trocas significativas e de aprendizagens para o grupo. (THOMA; BANDEIRA, 2009, f. 2)


         Neste trabalho, professores ouvintes e surdos interagiram durante um período de tempo através do blog e ao final da pesquisa e do projeto de extensão, haviam planos de continuidade. E através de ferramentas do Google, era possível visualizar as palavras que eram utilizadas pelas pessoas que remetiam ao blog e assim ter dimensão das curiosidades e da busca por esses assuntos por parte da população. As autoras, nas notas de encerramento de trabalho, que foi apresentado no Seminário Internacional as Redes do Conhecimento e as Tecnologias, garantem que o blog vai ser, no mínimo, um


arquivo de memórias dos sujeitos (...)espaço de publicação e autoria de narrativas sobre as constituição dos sujeitos (...). Um espaço que convida seu leitor a pensar outras formas de discutir a educação de surdos, com a palavra de professores surdos e ouvintes que vivenciam a in/exclusão nas suas práticas docentes. (THOMA; BANDEIRA, 2009, f. 13)


     Procurei este blog, para ver se a proposta foi levada adiante, e o blog atualmente divulga notícias pertinentes ao mundo de educação para surdos. A última postagem era a divulgação das propostas de dissertações que foram defendidas recentemente, e que tinham alguma ligação com a cultura dos surdos. Temas como literatura surda estão contemplados nas propostas.



Referência:


THOMA, Adriana da Silva; BANDEIRA, Larissa da Veiga Vieira. Em http://memoriasnaeducacaodesurdos.blogspot.com, memórias e narrativas constituindo modos de ser e se fazer a educação do outro surdo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS, 5., 2009, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: UERJ, 2009. [14 f.]

Um comentário:

  1. Prezada Lais
    Legal o post sobre o Memórias. Ele se constituiu como um espaço para a circulação de pesquisa na educação de surdos, para saber mais um pouco tem o vídeo no portal da UFRGS:http://ufrgsweb.ufrgs.br/node/527
    abraços
    Larisa

    ResponderExcluir