segunda-feira, 22 de março de 2010

Jornalismo (Parte 2)


     Em um artigo publicado na revista FAMECOS de 2007, alunos da UERJ mostraram o resultado parcial de uma pesquisa sobre o fenômeno dos blogs durante o escândalo político do mensalão de 2005. Eles monitoraram desde a questão da visitação até o processo comunicacional entre o autor do blog e seu público (participante através dos comentários dos posts). Perceberam que nesse novo modo de interação há algumas novidades: em alguns blogs o autor apenas determinou algumas regras de convivência - como o limite de caracteres e não postar textos que pudessem ser enquadrados como calúnia - deixando as pessoas livres para debaterem o assunto em pauta. Em outros, os posts eram estudados previamente antes da publicação, o que suscitava críticas de alguns, que alegavam princípio de censura, e de outros compreensão. Em alguns blogs, o autor até se faz presente nos comentários interagindo da forma mais direta possível nesse modo de comunicação. O "prêmio maior" para os leitores, alegam os autores, é quando sua contribuição é pinçada dentre tantas outras e leva destaque no post do autor.
     Outras coisas se assemelham ainda com o processo anterior: o jornalista ainda é fonte de informação mas sem a rigidez anterior: "Nesse sentido, o papel do jornalista nos blogs combina as funções de moderador e pauteiro, mas não se iguala à posição privilegiada do emissor nos meios de comunicação de massa." (ALDÉ ; ESCOBAR; CHAGAS, 2007, p. 34). Assim, se antes as notícias eram trazidas pelos jornais ou televisão e viravam tema para discussões em bares e esquinas, discussões entre pessoas comuns, agora esses "bares e esquinas" são virtuais e não apenas entre pessoas comuns, mas sim entre pessoas comuns e o próprio jornalista. Os dois extremos, trocando idéias e refletindo sobre um determinado tópico de interesse geral.


Referência:

ALDÉ, Alessandra; ESCOBAR, Juliana; CHAGAS, Viktor. A febre dos blogs na política. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 2, n. 33, p. 29-40, ago. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário