segunda-feira, 22 de março de 2010

Jornalismo (Parte 1)


        Os jornalistas, por exemplo, conseguiram uma alternativa para contornar duas situações: a falta de diálogo direto com o público e a ligação com grandes veículos de comunicação em massa (como os jornais) que pode ter repercussão na forma e no conteúdo da sua fala aos leitores. Os jornalistas encontraram um espaço onde possuíam a liberdade de opinião e a comunicação com o público. Com a facilidade de usufruírem da reputação conquistada nos veículos tradicionais de jornalismo.
        No Brasil o impacto desse tipo de utilização dos blogs, o chamado "blog jornalístico" ainda não chegou no estágio de países como os Estados Unidos, onde os blogueiros inclusive são: "[...] facilmente credenciados para convenções partidárias, por exemplo, e sua presença massiva chega a influenciar parte do noticiário, ajudando a ditar pautas e encaminhamentos de cobertura [...]" (CHRISTOFOLETTI ; LAUX, 2008, p.31). Ainda assim, é notável o movimento de jornalistas, ligados ou não a outro veículo de comunicação, na criação de um blog próprio, onde têm mais liberdade de dar a sua opinião sobre assuntos da atualidade e de movimentar uma outra esfera de discussão do cenário nalcional, seja este político, social ou econômico.


Referência:

CHRISTOFOLETTI, Rogério; LAUX, Ana Paula França. Confiabilidade, credibilidade e reputação: no jornalismo e na blogosfera. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.31, n.1, p. 29-49, jan./jun. 2008.

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