segunda-feira, 22 de março de 2010

Os blogs na Moda


   Na publicidade, os blogs são vistos como canais de convencimento, formas alternativas de persuadir o público na compra de produtos. Através de estratégias sutis de venda, originárias das práticas tradicionais de venda e promoção de produtos, já comuns em outros tipos de veículos de comunicação em massa, como televisão e rádio. No seu trabalho de conclusão de curso, intitulado "Blog enquanto ferramenta de comunicação utilizada como meio de promoção publicitária para a moda", Caroline Bonetto analisa as relações entre moda, publicidade e blogs, mostrando mais uma possibilidade de uso dos blogs. Ela analisa quatro blogs de moda, discutindo pontos como o discurso de cada um, como as vantagens dos blogs enquanto veículo de comunicação (rapidez, público alvo) favorecendo uma indústria tão efêmera quanto a moda.
     Ainda no mundo da Propaganda, uma análise feita em 2008 sobre o processo de interação entre as pessoas nos blogs com e sem comentários. A questão central era como poderia haver interação em um sistema sem comentários? Isso afetaria a relação interpessoal existente entre autor e leitores? Quais as diferenças entre um blog sem comentários, um com comentários livres e outros com moderação de comentários? A autora, Cecilia Zancan, percebeu que a interação ocorre sim, de forma diferente. No blog sem comentários a interação ocorria através de e-mail, então ela concluiu que essa interação dependia da boa vontade do autor, e paciência dos leitores, e a duração desta interação. (ZANCAN, 2008, P. 76)

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