sábado, 20 de março de 2010

Missão 1: O Blog


        Embora eu nunca tenha criado um blog antes, a maioria das pessoas tem um. Aquelas que não têm (como eu), conhecem alguém que tem. Quando comecei a ler um pouco sobre blogs, me deparei com um fenômeno que ocorria há algum tempo e eu não tinha a mínima idéia. Então vamos aos fatos: Os blogs estão presentes em nossas vidas há mais ou menos 10 anos, sendo que no começo eram considerados apenas como uma forma de comunicação e desabafo para os adolescentes, sendo, inclusive, rotulados de "diários virtuais". Mas assim como tantas outras coisas, o blog evoluiu e cresceu, tanto nos seus objetivos como no público, já que de simples diário passou a ser um espaço de troca de idéias sobre assuntos de interesse diversos (desde culinária até livros, filmes e video games), e de uso exclusivo dos adolescentes passou a todas as faixas etárias e tipos diversificados de pessoas. Em seu artigo sobre a metodologia de pesquisa dos blogs de política nas eleições presidenciais de 2006, Cláudio Penteado, Marcelo Santos e Rafael Araújo (2009, p. 159) afirmam que:


A diversidade de usos dos blogs possibilitou que esses dispositivos ampliassem sua relevância social, deixando de ser apenas diários on-line de adolescentes e espaço de mídia alternativa para consolidarem-se como um novo espaço comunicativo e um novo meio de ação social [...]


        Assim, o blog (espaço onde é possível disponibilizar textos de qualquer pessoa, sendo este passível de comentários) acabou sendo explorado pelos mais diversos públicos. Procurei encontrar alguns exemplos dessa possibilidade de acesso com finalidades múltiplas.


Referência:

PENTEADO, Cláudio Luis de Camargo; SANTOS, Marcelo Burgos Pimentel dos; ARAÚJO, Rafael de Paula Aguiar. Metodologia de pesquisa de blogs de política: análise das eleições presidenciais de 2006 e do movimento "Cansei". Revista de Sociologia e Política, v. 17, n. 34, p. 159-181, out. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário