sexta-feira, 21 de maio de 2010

Jornais nacionais


    Se os jornais internacionais podem nos ajudar na aprendizagem de línguas e na visualização do mundo lá fora, os jornais nacionais online podem fazer muito mais. Além de nos manter informados, são ainda mais amigáveis para que possamos em aplicações possíveis junto aos usuários. São uma espécie de fonte mais dinâmica, e tão confiável quanto o jornal impresso. Assim, para esclarecer uma dúvida quanto a uma determinada notícia, alguns cliques e temos as versões dos principais jornais do país.
    Para um bibliotecário, essa forma de obter informações torna o atendimento ao usuário, não mais simples, mas talvez com mais opções de busca. O que nós precisamos são fontes. A única maneira de atender de forma eficiente, ou seja, dar um retorno rápido e eficaz é tendo fontes de pesquisa.
    Além disso, tem um detalhe que não consideramos ainda. O básico, no caso do jornal e mais extraordinário no caso do jornal online: a possibilidade de anúncio. Sim, a comunicação. Pense em uma cidade pequena. Uma biblioteca que queira ter maior visibilidade e um canal de comunicação com a comunidade pode perfeitamente usar o jornal da cidade.
    Feiras, bailes, enfim, eventos culturais podem ser promovidos pela biblioteca e divulgado no jornal. E se esse jornal tiver uma página na internet? Todo o estado, todo o país terá acesso.
    Ok, impossível? Exemplo: Venâncio Aires. Lá existe uma bibliotecária e ela promove eventos na cidade. Até aí, ótimo, mas e o que os jornais tem a ver com isso? Simples, ela anuncia os eventos no jornal. Assim, a biblioteca ganhou uma maior visibilidade.
    Pesquisando um pouco mais sobre os jornais de lá, achei o jornal "Folha do Mate", onde há informações institucionais, enquetes, a possibilidade de acessar a versão impressa do jornal. Busca por edições anteriores, banco de fotos e vídeos, blogs, espaço para que o leitor mande textos etc.

    Então, fica a dica: se comunique! Use os recursos de sua cidade e da interne. Extrapole fronteiras, uso os recursos para mais coisas do que sua função original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário