sábado, 15 de maio de 2010

Jornais digitais

    O ciberjornalismo começou a mais ou menos uma década e meia atrás quando os jornais começaram a ter versões online de seu produto impresso. No início havia apenas uma transposição de informações de um formato para outro, e apenas mais tarde houve o chamado boom dos jornais online.
    Essa transposição foi complicada, pois em muitos jornais era preciso trabalhar quando o jornal impresso já estivesse praticamente pronto, e daí começar o processo. Aos poucos novos recursos foram acoplados aos jornais online. Isso fez com que em pouco tempo os jornais começasse a disponibilizar imformações exclusivas no site, pudesse linkar a notícia com outras sobre o mesmo tema. Além disso poderia fazer uso de mídias sempre imaginadas no papel mas impossíveis de serem aplicadas, como o vídeo e a música.
    Não é necessário dizer (ou talvez seja, vai saber) que o jornalismo sofreu uma mudança radical. Não só no fazer jornalismo, como também na visão que o próprio jornalista a seu respeito e na forma como esse processo afetou o imaginário desses profissionais. Pense nos filmes de jornalista: uma redação com várias mesas e as pessoas escrevendo...primeiro em máquinas de escrever, depois em computadores. Finalmente, depois de um dia de trabalho o resultado: o jornal, composto de várias partes, impresso.
    De repente, tudo muda: não são escritas as matérias, apenas transpostas para um outro suporte (imagine você ser pago para ficar o dia inteiro fazendo cópia de uma coisa que não escreveu, não podendo mudar uma vírgula!!!!!!). O que é necessário é fazer a "comunicação" entre as matérias e o "mundo lá fora". Usar os recursos da internet para melhorar o conteúdo do jornal. Apresentar o leitor a um mundo diferente. Um mundo onde milhões de pessoas falam sobre vários assuntos. Graças a quem, não sei, muitos jornalistas ADORARAM essa nova forma de jornalismo e REALMENTE se viram jornalistas e estavam realizados fazendo esse tipo de abordagem da profissão.
    Ok, não foi só a possibilidade de manter as pessoas mais bem informadas sobre um tópico e a loucura de poder usar diversas mídias para informar que levou os jornais a criarem versões online para os seus leitores. O custo de produzir uma versão online que pode alcançar milhões de pessoas no planeta e infinitamente menor do que a impressão do jornal. Assim, o estímulo para fazer versões online foi muito grande. Em quase duas décadas, vários jornais internacionais e aqui mesmo do Brasil aderiram a este "movimento".

Fontes consultadas:

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 6: jornais eletrônicos. Apresentação em power point.

Nenhum comentário:

Postar um comentário