sábado, 7 de maio de 2011

Filmes com bibliotecários ou bibliotecas



Pessoal, encontrei a relação de alguns filmes envolvendo bibliotecários e/ou bibliotecas e resolvi divulgar. Ainda não vi nenhum deles, então, não me responsabilizo.. ;-)


:D


TV PIRADA (ORION, 1989)


Sinopse: Filme despretencioso, mas engraçado, sobre George Newman (Yankovic), gerente de uma pequena estação de TV UHF (U-62) que seu tio ganhou num jogo de pôquer. Quando George escala o porteiro como estrela dos shows, têm início uma série de programas ecléticos e pouco usuais como Wheel Of Fish, Name That Stain e Conan, the Librarian.* Então a estação torna-se sucesso imediato, é quando o magnata de TV R. J. Fletcher (McCarthy) planeja comprá-la e transformar o local num estacionamento.

Foco na profissão: Um dos programas da U-62 é Conan, o bibliotecário. Numa seqüência, Conan (Roger Callard), um bibliotecário musculoso e cabeludo agarra um usuário e pergunta: "Você não conhece o Sistema Decimal de Dewey?" Mais tarde Conan corta um usuário ao meio por devolver um livro em atraso. Esta seqüência é uma deliciosa paródia da imagem estereotipada do bibliotecário.



NO MUNDO DE 2020 (SOYLENT GREEN) (MGM, 1973)


Sinopse: No ano de 2022 o mundo superpopulado sofre com o aquecimento e o efeito estufa. Todos são obrigados a morar nas cidades e sofrem com a falta de comida natural. Um pote de geléia de morangos custa 150 dólares, de modo que a maioria das pessoas ingere uma comida artificial conhecida como Soylent Green. Quando o policial detetive Thorn (Heaston) investiga um estranho caso de morte que envolve um executivo da Soylent Corporation, ele descobre a verdadeira fonte do produto.

Foco na profissão: Nesta desolada visão de futuro, os bibliotecários comandam o mundo porque eles são os únicos que têm, ou sabem onde conseguir, a informação. Mas isto não chega a ser um elogio à nossa profissão, a considerar no que o mundo de Soylent Green se transformou. O filme é sombrio, mas traz uma reflexão interessante sobre a explosão da informação. Importante lembrar que esta dominação dos bibliotecários foi vislumbrada bem antes dos computadores e da explosão da informação.



O VENDEDOR DE ILUSÕES (THE MUSIC MAN) (WARNER BROTHERS, 1962)


Sinopse: Neste delicioso musical o vigarista "professor" Harold Hill (Preston) tenta impressionar uma pequena cidade de Iowa com a criação de uma banda marcial. Mas as coisas não acontecem de acordo com o planejado quando a bibliotecária (Jones) descobre as mentiras e tenta desmascarar o professor diante do prefeito (Ford).

Foco na profissão: Jovem, bela e solteira, Marion (Jones) é o estereótipo perfeito da bibliotecária de cidade pequena. A esposa do prefeito denuncia que Marion está emprestando à sua filha "livros indecentes" como Rubaiyat, de Omar Khayyam. Mais tarde Marion rasga a página de um livro da biblioteca para impedir que o prefeito descubra as mentiras do professor Hill. Este filme (e a peça que o precedeu) marcou a expressão "Marion, a bibliotecária" na profissão. Apesar do retrato estereotipado de bibliotecária solteirona e de coque, Marion fornece uma imagem bastante positiva de bibliotecários que estão dispostos a lutar contra a censura. De fato, ela escorrega na ética profissional quando rasga fora a página do livro para proteger o professor Hill. Mas isto apenas prova que os bibliotecários são humanos.



A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (IT'S A WONDERFUL LIFE) (RKO, 1946) [Esse é pra ti, Ramon! :P]


Sinopse: Neste sempre clássico de Natal, George Bailey (Stewart) passa toda a sua vida abrindo mão de seus sonhos em benefício da pequena cidade onde vive. A gota d'água acontece numa véspera de Natal quando a perda de 8 mil dólares e as maquinações do maldoso milionário Potter (Barrymore) o levam à falência e à tentativa de suicídio. Então, seu anjo de guarda, Clarence (Mitchell), mostra-lhe como sua cidade, sua família e seus amigos viveriam se ele não tivesse nascido.

Foco na profissão: Neste mundo sombrio e alternativo em que Bailey não existe, Mary (Reed), sua amável e vivaz esposa na primeira história, torna-se agora uma bibliotecária solteirona e tímida. Embora esta cena dure menos que meio minuto, vemos claramente os efeitos de um século de construção do estereótipo.



O DESPERTAR DAS TORMENTAS (STORM CENTER) (COLUMBIA, 1956)


Sinopse: História de Alicia Hull (Davis), bibliotecária de uma pequena cidade cujo trabalho é introduzir as crianças no mundo dos livros. Como retorno ao pedido de recursos para a construção de uma ala infantil na biblioteca, o conselho municipal pede que ela retire do acervo o livro O Sonho Comunista nesse período caracterizado pelo Macartismo e a caça às bruxas. Quando ela nega o pedido, os membros do conselho questionam suas atividades do passado. Então ela é demitida e rotulada de subversiva. O juiz Ellerbe (Kelly) acha que ela foi tratada injustamente e convoca uma reunião. Paul Duncan (Keith), um jovem político ambicioso, namorado da bibliotecária assistente Martha Lockeridge (Hunter), vê na reunião uma oportunidade para se projetar e acusa Alicia de comunista. Seu discurso belicoso conduz toda a cidade contra Alicia, exceto o menino Freddie (Coughlin), o favorito da bibliotecária. Ele vai se tornando cada vez mais enraivecido com a atitude da cidade, até atear fogo na biblioteca. E quando a biblioteca arde em chamas, as pessoas mudam repentinamente suas posições e chamam Alicia de volta ao trabalho para supervisionar a construção de uma nova biblioteca.

Foco na profissão: Storm Center é a quintessência da anti-censura, mostrando uma imagem forte e positiva das bibliotecárias personificadas por Bette Davis e Kim Hunter. Embora a narrativa seja datada e a mudança das pessoas seja mostrada de forma inverossímel, Davis é convincente como a bibliotecária de princípios, especialmente quando ela lança a questão: "Como posso me livrar de um livro?"



UM SONHO DE LIBERDADE


Sinopse: Em 1946, o bancário Andy Dufresne (Tim Robbins) é acusado por um duplo homicídio e condenado à prisão perpétua no Presídio Estadual de Shawshank, em Miami. Lá, ele conhece Ellis Red Redding (Morgan Freeman), que também cumpre prisão perpétua. Logo Andy conhece a realidade da prisão: a violência dos guardas e um diretor corrupto. Valendo-se de suas habilidades, Andy começa a ganhar favores e em troca faz a contabilidade dos negócios sujos do diretor Samuel Norton (Bob Gunton). Assim, ele consegue montar uma biblioteca e dar um pouco de dignidade aos presos. Mas ainda não desiste do sonho de voltar a ser livre e, secretamente, elabora um plano para escapar.



UMA CIDADE SEM PASSSADO (Schreckliche Mádchen, das, 1989, ALE)


Sinopse: Uma jovem resolve fazer pesquisa sobre como sua pequena cidade resistiu ao nazismo durante a segunda guerra mas acaba descobrindo que não foi bem assim. Neste filme a biblioteca aparece como personagem principal e fundamental da trama quando permite um verdadeiro resgate do passado. Esta fita conta a história real de Anja Rommes.

Direção:Michael Verhoven. Com:Lena Stolte, Monika Baungarter, Michael Garr, Fred Stillkraut.


Fonte: Biblioteconomia UESPI - Socializando a Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário