sábado, 5 de junho de 2010

Redes Sociais




    As redes sociais estão presentes na minha vida há uns 5 anos, mais ou menos. No começo não sabia o sentido de fazer "fazer um orkut" para mim nõ tinha finalidade. Depois, não sabia o porque de tantas pessoas acharem este serviço tão maravilhoso. Qual não foi a minha surpresa quando os meus primos, que nem computador tinham em casa, me adicionaram no Orkut? Atualmente eles sabem muito mais do que eu sobre os recursos e já conseguiram namoros e amizades nas andanças pelo Orkut. Pois muito bem, chego na faculdade e um novo leque de possibilidades se abre: utilizar o Orkut como canal de comunicação e interação entre os usuários e a biblioteca; entre os bibliotecários...enfim, uma rede sem fim de relacionamento (profissional, pessoal etc). E além do Orkut, outros espaços como o Twitter, o Facebook e o MySpace - cada um com uma característica marcante e um enfoque diferente - surgiram.
    As redes sociais são espaços onde as pessoas podem se comunicar de form dinâmica e estabelecer relações umas com as outras segundo critérios de afinidade (como no orkut e facebook). As potencialidades desta nova forma de comunicação ainda não são totalmente conhecidas. Pesquisando sobre o assunto, me deparei com um artigo muito inteeressante onde pesquisadoras estudaram a importância da Internet para a expressão dos surdos, e para isso, analisaram depoimentos presentes no site da Feneis e em um fórum da comunidade Surdos Oralizados no Orkut.
    No fórum do Orkut o debate era entre defensores da Libras e defensores da Oralização dos surdos. Através da análise dos diversos depoimentos, as autoras discorrem sobre os benefícios das discussões para os participantes. Os próprios integrantes admitiam o benefício da discussão, afirmando que estavam conseguindo ver o outro lado da história (GARCEZ;MAIA, 2009).
    De mania à campo de pesquisa. As redes sociais surpreendem até hoje. Marketing, comportamento, discussão entre pessoas com pontos de vista deversos sobre um assunto. Várias são as possibilidades. Não podemos é perder a capacidade de pensar. Assim como o fenômeno da televisão, as redes sociais são viciantes e podem atrasar o desenvolvimento das pessoas se forem encaradas como um fim. Muitas pessoas ficam um dia inteiro conectados, sendo que chegam ao cúmulo de se sentirem deprimidas se não se conectarem. Atenção: não precisamos de mais um instrumento de alienação. Use as redes socias sim, mas não seja restrito a elas.
    Muitas das pessoas mais interessantes que eu conheço fazem parte de uma rede social, mas não fazem APENAS parte de uma rede social. Possuem muitos outros interresses. Pesquisam sites diferentes, descobrem eventos culturais alternativos e acessíveis. Então se intere das novidades, converse com as pessoas, faça novas amizades, mas não se esqueça de dar uma volta na Redenção, de ir ao teatro, etc. Não seja daquelas pessoas que depois de olhar os recados do Orkut, de ver o Twitter pára e pensa: tá, não tenho mais nada pra fazer na Internet. Sim, você tem! Muita e muita coisa! É só procurar!

Fontes consultadas:

GARCEZ, Regiane L. O.; MAIA, Rousiley C. M.. Lutas por reconhecimento dos surdos na Internet: efeitos políticos do testemunho. Rev. Sociol. Polit., Curitiba, v. 17, n. 34, out. 2009 . Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário