sábado, 10 de dezembro de 2011

Ler em ônibus não faz mal para a visão!!!!!!!

Sempre sentiu remorso por ler no ônibus e pensar que poderia ter algum tipo de problema nos olhos mais tarde???

Pois não precisa se preocupar mais!!!!!!!!!!!

Segundo dois oftalmologistas entrevistados no programa Bem Estar da Rede Globo, o hábito de ler no ônibus pode causar cansaço e dor de cabeça, mas não faz mal aos olhos!!!!!

Segue a notícia na íntegra!!!



Fonte: Bem Estar


Ler no ônibus ou no carro não faz mal para a visão




Oftalmologistas tiraram dúvidas depois do Bem Estar desta quinta (30).
Claudio Lottenberg e Rubens Belfort participaram de bate-papo na internet.

Do G1, em São Paulo

Depois do Bem Estar desta quinta-feira (30), que falou sobre problemas de visão, os oftalmologistas convidados continuaram tirando dúvidas dos internautas. Claudio Lottenberg e Rubens Belfort Mattos Junior participaram de um bate-papo para o nosso site.

Eles explicaram que o olho deve ficar sempre úmido. Por isso, a lágrima é fundamental. Ambientes secos, como os climatizados por ar condicionado, podem irritar os olhos. Isso ocorre especialmente no caso de quem já passou por uma cirurgia para a correção da miopia e, por isso, o uso do colírio de lágrimas artificiais é indicado.

Os especialistas aproveitaram para esclarecer um lugar-comum sobre a saúde dos olhos. Ler no ônibus ou no carro exige mais esforço e, por isso, pode ser cansativo ou dar dor de cabeça. Contudo, o hábito não traz nenhum problema para a visão.

Outra dúvida tirada foi sobre a possibilidade de que um olho tenha a vista perfeita, enquanto a do outro é embaçada. O corpo humano é assimétrico, ou seja, um lado nunca é igual ao outro. Por isso, é perfeitamente normal que os dois olhos da mesma pessoa apresentem graus ou até mesmo problemas diferentes.

Claudio e Rubens falaram também sobre doenças mais complexas dos olhos, que não podem ser tratadas apenas com o uso de óculos ou lentes de contato.

O glaucoma pode levar à cegueira, e esse tipo de cegueira não tem cura. Por isso, é preciso monitorar os sintomas, principalmente a partir dos 40 anos, já que o problema se acentua com a idade. A pressão ocular é o principal sinal do problema e, na maior parte das vezes, pode ser controlado apenas com o uso de um colírio.

O ceratocone também pode levar à cegueira, mas essa é reversível. Causado pelo enfraquecimento de uma das camadas da córnea, faz com que ela tome a forma de um cone, o que prejudica a visão. É um dos problemas que mais leva ao transplante de córnea. No entanto, a medicina tem avançado bastante no tratamento, e o transplante é cada vez menos necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário